domingo, 29 de outubro de 2017

SISTEMA NERVOSO

            O sistema nervoso humano é classificado em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP), de acordo com sua anatomia e suas funções.

            SISTEMA NERVOSO CENTRAL: 

             O SNC é composto pelo encéfalo, localizado no interior do crânio e também composto por diferentes estruturas, e pela medula espinal, alojado dentro da coluna vertebral. E é responsável pelo recebimento e processamento de dados, controlando as funções corporais.

            ENCÉFALO:

         É constituído pelo cérebro, que comanda os movimentos voluntários e é o centro de inteligência, da consciência, do aprendizado e da memória; diencéfalo, dividido em tálamo, que recebe e reenvia informações sensoriais ao córtex cerebral e transmite informações à musculatura, epitálamo que regula os padrões de sono e vigília, e hipotálamo, responsável por organizar as emoções, temperatura corporal, pressão sanguínea e outras funções; mesencéfalo, que controla funções motoras; ponteonde as vias motoras se cruzam; cerebelo, responsável pelo equilíbrio e o bulbo, que controla funções automáticas.




            MEDULA ESPINHAL

        A medula é responsável pela condução de impulsos nervosos sensoriais e motores e pelo controle dos atos reflexos. Ao contrário do encéfalo, na medula espinal a massa branca é externa e a massa cinzenta, interna. A medula tem um formato em “h” e um canal central, preenchido pelo líquido cerebrospinal.  

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO:

É responsável pelo recebimento de informações, sensoriais, provenientes do meio, ou motoras, provenientes do SNC. É formado por:

  GÂNGLIOS NERVOSOS:

Aglomerações de corpos celulares de neurônios fora do sistema nervoso central

 NERVOS:

 Feixes de neurofibras envoltos por tecido conjuntivo. Podem ser classificados em três tipos, de acordo com suas funções: sensitivos, que levam sinais captados para o sistema nervoso central, motores, que transmite impulsos do sistema nervoso central até os demais órgãos e mistos, que transmitem informações em ambos sentidos.
   Segundo sua origem, os nervos podem ser cranianos ou espinais. Os nervos cranianos se originam no encéfalo e enervam principalmente a região do rosto, enquanto os espinais se originam da medula.  

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA:

Ao receber um estímulo do ambiente externo, esta informação é conduzida pelos nervos sensitivos ao sistema nervoso central, que interpreta e da uma resposta à informação, que será conduzida pelos nervos motores até o órgão eferente. Caso a resposta seja pensada, ou seja, seja uma vontade da pessoa, o ato é voluntário. Se não for, é um ato reflexo, como a contração de músculos lisos. Atos voluntários não respondem somente a um estímulo externo, mas também aos pensamentos elaborados no córtex cerebral.

DIVISÃO FUNCIONAL:

Além da divisão com base na localização de suas estruturas, o sistema nervoso pode ser classificado de acordo com suas funções. Assim temos o sistema nervoso somático, que controla os músculos estriados esqueléticos e é responsável pelos atos pensados e voluntários, como caminhar e escovar os dentes, e o sistema nervoso autônomo, responsável por atos involuntários, como o batimento cardíaco e o controle de glândulas. O sistema autônomo é dividido em dois subsistemas, o simpático e o parassimpático, que são responsáveis pelos mesmos órgãos, mas funções opostas.

PRINCIPAIS DOENÇAS: 

As doenças do sistema nervoso podem ser extremamente graves. Doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer decorrem da morte de células nervosas e são progressivas, isto é, agravam-se com o tempo O acidente vascular cerebral é causado pela falta de oxigenação do cérebro que leva a morte de células nervosas, podendo deixar sequelas. Drogas também afetam muito o SN, gerando dependência e síndrome de abstinência.