domingo, 29 de outubro de 2017

PEIXES

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Os peixes são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos, tais como rios, lagos e mares. Esses animais apresentam diversas adaptações que permitem a sua sobrevivência nesses ambientes, tais como respiração branquial, nadadeiras para a locomoção e estruturas que possibilitam a flutuação.

TEMPERATURA CORPORAL:

São pecilotérmicos (exotérmicos), ou seja, sua temperatura varia conforme o ambiente.

SISTEMA CIRCULATÓRIO:

Possuem um átrio e um ventrículo. O sangue venoso é misturado com o arterial. 

SISTEMA NERVOSO:

O sistema nervoso desses animais é bastante desenvolvido, sendo formado por nervos e gânglios nervosos, o encéfalo e a medula espinhal. Em relação aos sentidos, os peixes apresentam poros laterais que percorrem longitudinalmente o corpo do animal que são conhecidos como linhas laterais. Nessas linhas existem células sensoriais (mecanorreceptores) capazes de detectar movimentos na água.

REPRODUÇÃO:

A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. Após a fecundação do óvulo por um espermatozóide, forma-se o zigoto. Em muitas espécies de peixes ósseos, o desenvolvimento é indireto, com larvas chamadas alevinos.
Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é geralmente interna: o macho introduz seus espermatozóides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados. O desenvolvimento é direto: os ovos dão origem a filhotes que já nascem com o aspecto geral de um adulto, apenas menores.

CLASSIFICAÇÃO:

AGNATADOS:

São chamados assim os peixes que não possuem mandíbula, como os mixines e as lampreias.

CONDRICTES:

São chamados de peixes cartilaginosos, incluem peixes como os tubarões e as arraias. Entre as características dos peixes cartilaginosos, podemos considerar:
  • esqueleto cartilaginoso e relativamente leve;
  • presença de cinco pares de fendas branquiais e um orifício chamado espiráculo, por onde entra a água e banha as brânquias;
  • boca localizada ventralmente e intestino terminando em uma espécie de bolsa chamada cloaca - nela, convergem os dutos finais do sistema digestório, urinário e genital.
  • ausência da beixiga natatória, ela é substituída por um grande fígado.
  • escamas do tipo placoide.

OSTEÍCTES:

São chamados de peixes ósseos, incluem peixes como como a sardinha, o atum e o cavalo-marinho. Entre as características dos peixes ósseos, podemos considerar:
  • esqueleto predominantemente ósseo;
  • presença de quatro pares de fendas branquiais e ausência de espiráculo, brânquias protegidas por uma estrutura denominada opérculo;
  • boca localizada na região anterior e intestino terminado no ânus, não há cloaca;
  • presença, em muitas espécies, de uma vesícula armazenadora de gases chamada bexiga natatória ou vesícula gasosa, responsável pela flutuação do peixe.
  • escamas do tipo dérmicas e com mucosas.