AVES
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Acredita-se que as aves se originaram de répteis, dinossauros terópodes que corriam com as patas traseiras, mas não voavam, durante o período Jurássico. Desde então, estes cordados se espalharam pelo mundo inteiro, caracterizados por serem os únicos do filo que voam e os únicos animais do mundo que possuem penas. As semelhanças destes animais com os répteis ainda são evidentes, como o ovo amniótico, que permaneceu igual em ambos os filos.
As aves apresentam uma grande diversidade, já que pertencem a um filo que se espalhou por todo o mundo, então cada espécie tem sua especialização para seu modo de vida e habitat. Um exemplo dessa variedade está no bico, uma apomorfia do filo que varia de ave em ave de acordo com o tipo de alimentação:
REVESTIMENTO:
A pele das aves é revestida por dois tipos de estruturas: as escamas, herdadas dos ancestrais répteis que revestem as patas e pernas, e as penas, outra apomorfia do filo, especializadas para o voo, que são extremamente resistentes e leves. Apesar de resistentes, penas se desgastam com o tempo e precisam ser trocadas em um processo chamado de muda. É importante ressaltar o papel da glândula uropigiana, responsável pela produção de um óleo que impermeabiliza as penas, assim aves podem voar durante chuvas sem o acúmulo de peso da água e também pescar sem afundar.
SISTEMA ESQUELÉTICO:
O sistema esquelético das aves é caracterizado por ser especializado para o voo, sendo assim, extremamente leve. Ressaltam-se, ainda, os ossos pneumáticos, cujo o interior é oco, com apenas algumas hastes de sustentação. Apesar disso, estes ossos são muito resistentes, o que é necessário graças as grandes forças que as aves fazem ao voar.
CIRCULAÇÃO:
A circulação fechada, coração com 4 cavidades.
RESPIRAÇÃO:
O ar passa pelas narinas, faringe, atinge os pulmões e os sacos aéreos; na expiração, o ar usado é expelido pelos pulmões, tanto o que já estava nestes órgãos quanto o que estava presente nos sacos aéreos. A siringe é a estrutura que capacita o canto, localizada na base da traqueia.
EXCREÇÃO:
É semelhante à dos répteis: os rins filtram os resíduos nitrogenados do sangue, os transforma em ácido úrico que é expelido pela cloaca.
SISTEMA NERVOSO:
O sistema nervoso das aves é muito desenvolvido, sendo capazes de aprendizado, reconhecimento de informação, memória, e, algumas espécies, de utilizar instrumentos.
REPRODUÇÃO:
Aves possuem sexos separados, sendo ocasional a presença de dimorfismo sexual. São comuns os comportamentos de corte, isto é, a exibição do macho para a fêmea. A fecundação é interna e todas as espécies de aves são ovíparas. Os machos apresentam testículos ligados a cloaca por canais deferentes, enquanto a fêmea possui um ovário e um oviduto. É comum, após o nascimento dos filhotes, o comportamento parental, ou seja, os pais protegem e alimentam sua prole até que sejam capazes de vives sozinhos. Algumas espécies de aves formam grupos e territórios.