SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório, ou cardiovascular, é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue, e é responsável pela oxigenação das células do nosso organismo e pelo sistema imunológico.
· SANGUE:
Menos da metade do sangue (45%) é constituído por células sanguíneas, como as hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio, as plaquetas, agentes coagulantes, ou os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, responsáveis pela imunidade. O restante da composição é o plasma sanguíneo, formado por água, sais, proteínas, gases, nutrientes e excretas metabólicas.
§ Vasos Sanguíneos:
Os vasos sanguíneos são responsáveis pela condução do sangue ao restante do corpo, e classificados de acordo com suas funções e características:
ARTÉRIAS:
As artérias conduzem o sangue proveniente do coração até as demais partes do corpo. Possuem três camadas: externa, formada por tecido conjuntivo, intermediária, composta por tecido muscular não estriado e a mais interna, cuja formação é de células epiteliais. São muito resistentes para aguentar a pressão sanguínea. As artérias se ramificam até arteríolas, que por sua vez se ramificam até capilares.
VEIAS:
As vênulas são pequenas veias formadas pela unificação dos capilares após terem irrigado os tecidos. As vênulas então se concentram e formam veias, responsáveis por levar o sangue de volta ao coração.
· CORAÇÃO:
O coração é formado pelo tecido muscular cardíaco, ou miocárdio, e está localizado entre os pulmões, no centro do peito, deslocado para esquerda. Possui 4 (quatro) cavidades: 2 (dois) átrios e 2 (dois) ventrículos. Abaixo, um esquema do fluxo sanguíneo no coração e no corpo:
Observa-se que o sangue oxigenado proveniente dos pulmões entra no coração pelo átrio esquerdo, circuito chamado de pequena circulação. O sangue é lançado ao ventrículo esquerdo, que o bombeia para o corpo através das artérias para oxigenar os órgãos. O sangue então volta até o coração pelas veias, agora não oxigenado. Ele adentra o coração pelo átrio direito, que o lança ao ventrículo direito, que por sua vez o bombeia aos pulmões, onde será oxigenado e repetirá o ciclo.
DOENÇAS:
As doenças do sistema circulatório são muito graves e podem levar à morte. Entre elas, a hipertensão, muito comum, principalmente na população urbana, pode acarretar à uma série de outros problemas e o infarto, caracterizado pela morte de células cardiovasculares em função da falta de oxigenação, pode levar a morte.