segunda-feira, 24 de abril de 2017

EXERCÍCIOS

PÁGINA 55

  1. São eucariontes, não possuem tecido. 
  2. Possuem flagelo e podem fazer alguns indivíduos fazem fotossíntese e outros são totalmente heterótrofos como os protozoários .
  3.  A divisão apresentada baseia-se no conjunto de pigmentos e no tipo de substância de reserva.
  4.  X: Ameba, se locomove por pseudópodes    Y: Giardia, se locomove por meio dos Flagelos.      Z; Paramecium, se locomove por meio dos cílios.  A estrutura oval é o núcleo e o número 3 tem um macronúcleo e um micronúcleo.
  5. O hospedeiro definitivo é o hospedeiro que o parasita se reproduz sexuadamente, e no intermediário é o que ele se reproduz assexuadamente.  Cistos são a forma inativa do protozoário, de resistência e trofozóitos são a forma ativa.
  6.  A febre está relacionada ao rompimento das hemácias e liberação dos merozóitos.
  7. a) Amebíase    b) Ingestão de cistos contaminados. Azia, náuseas, perda de apetite, irritabilidade, cólica e diarreia.   c) Sim, é muito importante para conter a contaminação da água e do solo e o desenvolvimento do parasita.
  8. A relação entre o protozoário e o cupim é de inquilinismo, pois o protozoário entra no cupim, sem prejudicá-lo ou ajudá-lo e se locomove para outros lugares como o hospedeiro definitivo. O cupim sobrevive sem o protozoário, mas o protozoário necessita do cupim para ser transmitido e para se reproduzir assexuadamente.
  9.  a) Água ou comida contaminada, ingestão ou contato com fezes infectadas, afetam o intestino, pode ser tanto sintomática como assintomática, quando os sintomas aparecem são:Azia, náuseas, perda de apetite, irritabilidade, cólica, febre e diarreia.    b) O papel do governo é dar saneamento básico para a população, fazendo com que o protozoário não se espalhe.
  10. As algas multicelulares não possuem tecido como os demais seres vivos multicelulares.
  11. Suas células tem parede de celulose, tem clorofila a e b e o amido é sua substância de reserva.
  12. Alguns protozoários, quando submetidos a condições ambientais desfavoráveis, podem criar os cistos de proteção (envoltório protetor) que os isolam do ambiente e passam a viver em vida latente. Quando as condições ambientais tornam-se novamente favoráveis, o protozoário abandona o cisto e volta às suas atividades normais. 
  13. a)  
    Doença
    Agente causador
    Transmissão
    Hospedeiro intermediário
    Hospedeiro definitivo
    Chagas
    Barbeiro
    Picada
    Barbeiro
    Homem
    Malária
    Mosquito
    Picada
    Mosquito
    Homem
    Leishimanose
    Birigui
    Picada
    Birigui
    Homem
     b) Vacina para a malária, Chagas não tem cura, Leishimanose foi quase irradicada                   C) Conscientizar as pessoas para a vacinação
  14. Reprodução esquizogonia porque de uma célula surgem várias
  15.  
  16.  a) possue coloração parda   b) fabricação de cosméticos
  17. Ciclo haplobionte é para algas haploides e diplobiontes para as diploides.
  18. Conjugação
  19. a) 
            
b) ela contribui para o aumento da variabilidade genética porque é sexuada e troca material genético gerando descendentes diferentes da célula-mãe
     20. Relação mutualística, facilita a relação e os torna um dependente do outro.  
     21. Porque os mosquitos são mais adaptados a essas regiões, e se desenvolvem melhor em clima quente e úmido.
     22. As duas são aquáticas, eucariontes e autotróficas.