domingo, 23 de julho de 2017

NEMATOIDES


CARACTERÍSTIAS:

Os nematóides são vermes de corpo aproximadamente cilíndrico, geralmente esguios e alongados, afilando-se de modo gradual ou abrupto nas extremidades anterior e posterior. Há importantes exceções, em que as fêmeas tornam-se "obesas", com forma aberrante, lembrando um limão, u'a maçã, um rim ou apresentando outra conformação. O tamanho é muito variável. Os nematóides que vivem no solo e nas águas, ditos de vida livre (comedores de algas, fungos, bactérias), bem como os que se especializaram em parasitar as plantas, ocorrendo principalmente associados às raízes destas, medem de 0,3 a 3,0 mm de comprimento; os que se especializaram no parasitismo de animais, vertebrados ou invertebrados, podem medir desde 0,3 mm até vários centímetros (cerca de 15, como na lombriga intestinal do homem, Ascaris lumbricoides), havendo alguns que chegam a atingir metros (até 8, como por exemplo Placentonema gigantissima, parasito da baleia de espermacete).

HABITAT:

Vivem em quaisquer ambientes/ecossistemas onde exista água, sendo no geral sensíveis a fortes estresses hídricos. Algumas espécies, no entanto, desenvolveram a habilidade de suportar ambientes com baixa umidade por meses ou anos, como o interior de sementes de plantas mantidas armazenadas. Ocorrem na água salgada, na água doce, no vinagre, no solo, em órgãos vegetais (raízes, tubérculos, caule, folhas, sementes) e tecidos de diferentes tipos de animais. Temperaturas muito baixas ou excessivamente altas também podem afetá-los negativamente, causando-lhes redução na atividade e/ou morte.


ESTRUTURA:


São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples.


SISTEMAS:

  • RESPIRATÓRIO: A respiração é cutânea ou tegumentar, feita por difusão.

  • DIGESTÓRIO: Possuem o sistema digestório completo, com boca e ânus.

  • EXCRETOR: A excreção é feita pelo órgão em H que retira as impurezas do pseudoceloma e libera por um poro. O órgão recebe esse nome por ter a forma parecida com um H.

  • CIRCULATÓRIO: Não possuem sistema circulatório. A circulação de gases, nutrientes e substâncias tóxicas é feita pelo pseudoceloma.

  • NERVOSO: Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.

  • MUSCULAR: A musculatura dos nematódeos é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Provocam flexões dorsoventrais. A movimentação também vai depender da elasticidade da cutícula e do esqueleto hidrostático, líquido presente no pseudoceloma.

  • REPRODUTOR: A maioria dos nematoides tem sexo separado. Apenas os machos, que são menores, possuem coacla. A fecundação é interna e o desenvolvimento ocorre dentro do ovo que dá origem a uma larva. A locomoção dos espermatozoides ocorre por movimento ameboide.

DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATOIDES

ASCARIDÍASE

Agente Causador: Ascaris lumbricoides
Medidas Profiláticas: Saneamento básico

OXIUROSE

Agente Causador: Enterobius vermicularis
Medidas Profiláticas: Aumentar as práticas de higene

ANGLIOSTOMOSE

Agente Causador: espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale
Medidas Profiláticas: 
- Utilização de calçados (sapato ou sandália), evitando o contato direto com o solo contaminado;
- Fornecimento de infraestrutura básica para a população, proporcionando saneamento básico e condições adequadas de higienização;
- Ter o máximo de cuidado quanto ao local destinado ao lazer das crianças, pois acabam brincando com terra;
- Educação da comunidade, bem como o tratamento das pessoas doentes.

FILARIOSE


Agente Causador: espécies  Wuchereria bancroftiBrugia malayi e Brugia timori
Medidas Profiláticas: Usar roupas que cubram o máximo possível da pele, repelentes de insetos e dormir protegido com redes.

ONCOCERCOSE


Agente Causador: Onchocerca volvulus
Medidas Profiláticas: uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, repelentes de insetos e redes. Todavia, a erradicação dos insetos transmissores com inseticidas é a única medida a longo prazo, e tem sido exercida em programas da OMS em zonas endêmicas, juntamente com a administração maciça de medicamentos antiparasitários às populações, obtendo-se bons resultados.

LARVA MIGRANS

Agente Causador:Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum
Medidas Profiláticas: Evitar o contato direto com areia ou terra, utilizando-se proteções como chinelos, sapatos, toalhas, etc. 

domingo, 16 de julho de 2017

PLATELMINTOS

Características gerais:

 triblásticos, acelomados, protostômicos, simetria bilateral.

Sistemas:

Sistema Digestório: incompleto com boca, faringe e intestino;


Sistema Nervoso Ganglionar: centralizado em gânglios cerebroides que atuam como “cérebro” e com filetes nervosos ao longo do corpo. Tornando as respostas coordenadas, controladas e eficientes;


• Sistema Excretor:
através das células-flama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia;

Sistema Reprodutor: varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas, alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada . Uns platelmintos são monóicos, com desenvolvimento direto, sem estágio larval; e outros são dióicos, como diversos platelmintos parasitas possuindo estágios larvais.

Sistema Sensorial: através dos: ocelos detectam estímulos luminosos e através de órgãos auriculares percebem as sensações gustativas e olfativas.

• Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a
epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem a
órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o
sistema excretor.

• Não possuem sistemas respiratório e circulatório;

Classes:

  •  Classe Turbellaria (turbelários / planárias): composta por organismos de vida

livre, a autofecundação normalmente é rara. Durante a cópula os animais pareiam
seus poros genitais e trocam células espermáticas que irão fecundar cada óvulo,
formando vários zigotos. Uma cápsula é então sintetizada ao redor de cada zigoto,
conferindo-lhes proteção, para que desse momento em diante possam ser
depositados junto ao substrato onde habitam.

  • Classe Trematoda (trematódeos / Schistossoma): podem ser tanto

endoparasita como ectoparasita, com ventosas circundando a boca e outra na
região ventral, utilizadas na fixação do parasita ao hospedeiro. Existem espécies
hermafroditas (Fasciola hepatica, parasitas do fígado de carneiro e também
humano) e espécies de sexos separados (Schistosoma mansoni, parasitas de
vasos intestinais e veias do fígado humano).


  • Classe Cestoda (cestóides): são parasitas intestinais de animais vertebrados,

representados principalmente pelas tênias.